O escritório espanhol de Francisco Mangado, em colaboração com os escritórios franceses V2S architectes, Terrell, SACET, Alayrac, e GAMBA Acoustique Architecturale & Urbaine, venceu uma competição internacional para converter um antigo Hospital Termal na cidade de Amélie-les-Bains, sul da França, em um spa.
A renovação proposta do Centro Termolúdico de Amélie-les-Bains-Palalda-Montalba sobrepõe uma construção nova - um volume de vidro - às sólidas paredes do complexo preexistente. "O ponto de partida de nossa intervenção é tentar respeitar o antigo hospital termal, que é de uma natureza maciça e permanente."
Além de implementar a estratégia do "leve sobre o pesado", ou o presente sobre o passado, o novo projeto reorienta os edifícios existentes para criar um arranjo sequencial de piscinas externas, jardins e pátios internos. As fachadas voltadas para estes espaços são as bases montanhosas das termas históricas que a equipe expôs em todo o projeto para, discretamente, se diferir do passado.
“Em termos conceituais, o projeto se esforça para respeitar o passado ao passo que afirma sua contemporaneidade, criando um complexo integrado onde a interpretação do tempo, de diferentes períodos de tempo, é facilmente reconhecível através de formas e materiais arquitetônicos.
Competição
Thermoludic Center in Amélie-Les BainsPremio
Primeiro LugarProjeto
Thermoludic Center in Amélie-Les BainsArquitetos
Localização
Amélie-les-Bains-Palalda, FranceFotografias
Cortesia de Francisco Mangado